Equipa operacional de Busca e Salvamento.

Encontrar uma pessoa desaparecida não é sorte ou fruto do acaso. Todo o trabalho assenta na base de um bom planeamento que permite colocar os meios correctos no local certo (de maior probabilidade), tornando a busca mais rápida e eficiente.

_____________________________

»

Urdeales 2014


 Urdeales 2014

Dias 12,13 e 14 de Setembro mais uma vez, tomaram lugar as jornadas internacionais organizadas pelos CASAGA.
Participaram várias equipas da Galicia,Madrid ,Catalunha,Leon e também, como desde 2006, a BARC. Os trabalhos com cães de resgate e respectivos guias desenvolveram-se numa aldeia de montanha na localidade de Iguaña em Leon.
 Mais uma vez com primorosa organização, dos CASAGA, as 48h de trabalho quase ininterruptas a um ritmo alucinante tiveram um elevado nível técnico que enriqueceu os conhecimentos de todos os participantes. Não menos importante o convívio e companheirismo foi tónica forte. Este ano a novidade foi incluir o Mantrailing o que faz todo o sentido uma vez ser uma das especialidades do resgate e nos parecer perfeitamente enquadrado numas jornadas deste tipo e num teatro como este.
Prova disto foi o exercício de Sábado, envolvendo as 3 especialidades, em que a localização de cada vitima, dava pistas para equipas de outra especialidade puder trabalhar. Culminando com as equipas das 3 especialidades a trabalhar em simultâneo para localização de vitimas com odor de referencia outras em grds áreas e ainda algumas subterradas em escombro.
Temos no entanto de reclamar a falta de D. Emiliano Xato (Com responsabilidades inadiáveis na Chefia dos Bombeiros de Ferrol). Ao qual mandamos um abraço.
Obrigado a todos os organizadores e participantes.
Urdeales 2015 aqui vamos nós!!!!