Equipa operacional de Busca e Salvamento.

Encontrar uma pessoa desaparecida não é sorte ou fruto do acaso. Todo o trabalho assenta na base de um bom planeamento que permite colocar os meios correctos no local certo (de maior probabilidade), tornando a busca mais rápida e eficiente.

_____________________________

»

2014 Mar. "Orientação-Exe."

 Exercício conjunto de Orientação BARC/Escoteiros de Carcavelos


Sábado dia  15 Março fizemos um exercício de orientação em conjunto com os Escoteiros de Carcavelos.
o objectivo deste exercício era os Escoteiros, com mais prática em navegação com carta e bússola, ensinarem aos guias orientação. E os guias mostrarem aos "Exploradores" o trabalho dos cães de busca e salvamento.
Assim em reunião de Chefes foram determinados 2 trajectos com pontos de passagem obrigatórios. Em cada um dos trajectos (azul ou vermelho) há 2 pontos em que o cão tem que fazer uma busca e a vitima tem a coordenada para o próximo ponto.
Dividimos os cerca de 20 escoteiros e 6 guias pelos 2 trajectos. Fizemos 6 equipas de 3 ou 4 Escot/1 guia.
Estas equipas foram deixadas na Serra tendo de se orientar com carta topográfica e bússola marcando os pontos por ordem e descobrindo as novas pistas com a ajuda dos cães. Calculada para 3h de caminhada, conseguimos cumprir em cerca de 4h o que não foi nada mau...
No final fizemos um momento de convívio com o belo do Pic-nic.
Todos ficámos a ganhar alguma coisa para alem das dores de pernas. Os BARCers praticaram a sua orientação e os Escoteiros aprenderam o trabalho dos Cães.
Obrigado ao Chefe Lélio e ao grupo de Exploradores dos Escoteiros de Carcavelos
Muito bom! Actividade a repetir!