Equipa operacional de Busca e Salvamento.

Encontrar uma pessoa desaparecida não é sorte ou fruto do acaso. Todo o trabalho assenta na base de um bom planeamento que permite colocar os meios correctos no local certo (de maior probabilidade), tornando a busca mais rápida e eficiente.

_____________________________

»

17e18Jan T.Vedras-Exe e Belas-Confinados





























17 Jan Exercício conjunto envolvendo a Protecção Civil Municipal de Torres Vedras (com coordenação do Dr. Sérgio Morais), o Cmt Op F.Barão (Cmt B.V.Torres Vedras), os Escoteiros de TV e a BARC. No seguimento do protocolo de cooperaçao entre o SMPCTV e a BARC, realizou-se este exercício com o objectivo de treinar a articulaçao entre a BARC e os outros agentes de PC num possível incidente de colapso de uma estrutura devido a derrocada. Logo pelas 9h fomos esconder 7 vítimas por 2 pisos, na obra do mercado municipal de TV. Como a 2ªa vítima a ser localizada pelos cães foi extraida pela ekipa de extracçao dos BVTV, tivemos a área povoada de pessoas nas buscas seguintes o k dificulta o trabalho dos cães mas é um óptimo treino uma x k em situaçoes reais isto também vai acontecer. A estratégia de busca foi feita piso a piso revesando-se os 3 binómios presentes, após a marcaçao de cada vitima. Da BARC estiveram presentes: o J. com Scully, a Pipa/Inca e o Steve com LB e SAL e a Vanessa que foi uma preciosa ajuda, incansável na tarefa de circulante de apoio à ekipa. Os Escoteiros foram impecáveis como vítimas e ainda estiveram bem como "guias-sombra"(temos k fazer + coisas juntos!). O Exe correu bem, deu para os intervenientes se conhecerem e representou um bom treino para cães e guias da BARC! Obrigado a todos!
Domingo fomos treinar Areas com os caes de áreas e busca em espaços confinados com os cães de escombros. Estiveram connosco, na Fab. de Belas, o Ricardo e a Nélia. Foi intenso e divertido. Nos confinados Inca e Scully estiveram bem indo directas à vitima (a Nélia soterrada em escuridao total), apesar da presença do Ricardo a fotografar e de muitos residuais (fizemos mais 2 buracos para posterior treino). Tivemos ainda um rádio a bombar sons de manifestaçoes e motins com sons de gritos e tiros etc. e, ainda, fumo do grelhador k deu para no fim do treino comer uma choriçada ca bela da mine! Foi divertido e ficámos contentes com os cães! A Nélia foi brutal sempre bem disposta, mesmo depois de ter sido enterrada viva e de ter dado o churro a 2 cães de área e 2 de escombros. Parabéns Nélia!!!!
Ganda FS! Os próximo tb vao ser a dar caña com treino em Leiria e 15 dias depois a prova de certificação na Galicia. Até lá um enorme abraCão da BARC!!!!