Equipa operacional de Busca e Salvamento.

Encontrar uma pessoa desaparecida não é sorte ou fruto do acaso. Todo o trabalho assenta na base de um bom planeamento que permite colocar os meios correctos no local certo (de maior probabilidade), tornando a busca mais rápida e eficiente.

_____________________________

»

Boa Páscoa!












Páscoa 2008

Cheia de actividade SAR.

Na Sexta fomos treinar a Belas com o Steve e todos os cães estavam cheios de pica. Vi, Miúdo, Mulder, Inca, Scully, Sal e LB curtiram à brava esta fábrica, na qual continuamos a encontrar buracos de antologia. O Jonny esteve em grande e foi um treino de equipa com um convidado bastante divertido. Este local permite fazer buscas com dificuldade adaptada ao grau de desenvolvimento (B&S) do cão e ainda podemos treinar os de ÁREA lá fora, porque espaço não falta.

Sábado e Domingo fomos mais uma vez ao rio Jamor, desta vez com a ajuda do Steve, que é mais experiente em situações reais (caso Madeline e Rio Guadiana) e se prontificou a ajudar-nos. Já tínhamos feito algum trabalho de casa, como visionar vídeos e fotos do dia do incidente, para saber a altura e força da água naquele dia. E também fizemos mapas com o trajecto do rio, bem como dos segmentos e pontos de encontro para mudança de cães. O cenário que encontrámos ía desde o idílico campestre até ao caótico e até um pouco macabro. Cada grupo de 2 cães fez 2h de busca, após o que mudávamos de equipas. As equipas foram Steve/LB e Pipa/Inca e depois Steve/Sal e J/Mulder. O Jonny no 1º dia também esteve connosco.
Foi duro, principalmente porque não conseguimos encontrar o que procurávamos, mas ficámos de consciência tranquila porque fizemos o nosso melhor com o tempo e meios disponíveis.

Deu para aprender bastante para que possamos preparar-nos melhor em futuras situações e vimos que os cães, de facto, aguentam as solicitações que lhes são propostas.

Já prontos para outras!!!

Até breve! BARC.