Equipa operacional de Busca e Salvamento.

Encontrar uma pessoa desaparecida não é sorte ou fruto do acaso. Todo o trabalho assenta na base de um bom planeamento que permite colocar os meios correctos no local certo (de maior probabilidade), tornando a busca mais rápida e eficiente.

_____________________________

»

De Bilt 15 JULHO - VRT/BARC


De Bilt, 40km de Amsterdam, 10h.
Fomos treinar com a VRT, uma numerosa equipa SAR. Fomos recebidos pelo Franz, que nos apresentou aos outros membros da equipa e explicou os objectivos do treino do dia.
A área era um bunker do tempo da guerra fria, um abrigo anti-nuclear que, para além do piso térreo, tinha ainda 5 pisos no sub-solo. Esta área brutal tem características únicas, como escuridão total e ainda o facto de não haver circulação de ar porque a ventilação é forçada por filtros e a electricidade está cortada. Por dentro, os pisos são labirínticos e para não nos perdermos (o que o J. conseguiu por mais de uma vez) tivemos de fazer um caminho com velas.
Escondidas as vítimas (2 por piso, em 2 pisos) trabalharam 2 cães em simultâneo -1 em cada piso- o que é uma acumulação brutal de odores para um local onde não há circulação de ar e portanto não há "limpeza de residuais", uma dificuldade que não estavamos à espera. Os cerca de 16 cães rodaram 2x cada, um rítmo alucinante!
Ficámos a perceber que temos de treinar mais numa área como esta, assim que for possível, quer cães quer guias. Gostámos do trabalho sério desenvolvido pela VRT e ficámos impressionados com a quantidade de elementos deste grupo.
THANK YOU VRT!!! Aprendemos bastante! Se quizerem saber mais deste grupo holandês, vão a http://www.reddingshonden.com/